MAN testa o primeiro ônibus flex GNV/Diesel
A MAN Latin America já deu inicio à fase de testes do ônibus bicombustível equipado com motor flex alimentado por GNV (Gás Natural Veicular) e Diesel. Nessa rota experimental o veículo circula pelas ruas do Rio de Janeiro e a avaliação será feita em conjunto com a Universidade Fedeal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, com medição da eficiência energéica (km/Leg), taxa de substituição e viabilidade econômica do projeto.
O protótipo que será testado durante um ano no Rio, faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, cujo objetivo é buscar alternativas de transporte mais limpo para o estado que vai sediar grande eventos nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Com 12 metros de comprimento, o novo ônibus da MAN/Volkswagem - o primeiro veículo bicombustível homologado pela Inmetro - em 17 toneladas de peso bruto total e motor traseiro de seis cilindros. O motor flex GNV/Diesel que está em teste nos ônibus urbanos é derivado de uma família de propulsores que a montadora alemã produz paa os seus ônibus que rodam na Europa.
Para aplicação nos veículos comerciais brasileiros, a MAN criou um novo produto preparado para receber a tecnologia flex GNV/Diesel, que permite que o ônibus rode com 90% de gás natural veicular (GNV) E 10% de diesel ou somente com 100% de diesel.
Chassi do ônibus: VW 17.260 EOT
Carroceira: Induscar Caio Millennium II
Ano de Fabricação: 2011
Foto: Divulgação
Data da informação: Julho/2011
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
O protótipo que será testado durante um ano no Rio, faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, cujo objetivo é buscar alternativas de transporte mais limpo para o estado que vai sediar grande eventos nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Com 12 metros de comprimento, o novo ônibus da MAN/Volkswagem - o primeiro veículo bicombustível homologado pela Inmetro - em 17 toneladas de peso bruto total e motor traseiro de seis cilindros. O motor flex GNV/Diesel que está em teste nos ônibus urbanos é derivado de uma família de propulsores que a montadora alemã produz paa os seus ônibus que rodam na Europa.
Para aplicação nos veículos comerciais brasileiros, a MAN criou um novo produto preparado para receber a tecnologia flex GNV/Diesel, que permite que o ônibus rode com 90% de gás natural veicular (GNV) E 10% de diesel ou somente com 100% de diesel.
Chassi do ônibus: VW 17.260 EOT
Carroceira: Induscar Caio Millennium II
Ano de Fabricação: 2011
Foto: Divulgação
Data da informação: Julho/2011
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
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