Novos cartões
Modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, instalação de GPS, teclado e tecnologia Voip (comunicação por voz), que permite contato do motorista com o centro de controle operacional, são algumas das melhorias que a Viação Piracicabana introduziu nos ônibus que operam na Baixada Santista. Esta iniciativa visa oferecer cada vez mais um transporte de qualidade.
A atualização do sistema de bilhetagem eletrônica teve início no último mês de abril e já está concluída no sistema municipal de Praia Grande e no Intermunicipal.
O novo módulo (validador) é mais moderno e permite a recarga a bordo, eliminando a necessidade de o usuário ir até uma loja para essa tarefa. Além disso, a adoção de tecnologia smart card propicia maior segurança e rapidez no embarque, sem agredir o meio ambiente, uma vez que os cartões - disponíeis com créditos correspondentes a 2, 4 e 10 passagens - são recarregáveis.
Segurança para motoristas e usuários
A instalação de GPS e teclado nos ônibus também vem proporcionando mais segurança a motoristas e usuários. O sistema permite monitorar, em tempo real, as linhas via satélite (GPS) e a comunicação entre motorista e o Centro de Controle Operacional (CCO), com registro da posição (coordenadas geográficas) ao longo do percurso. E, além disso, acompanhar as funções do veículo e a transmissão de dados. Com essaa tecnologia é possível gerenciar as informações das linhas e horários, e também auxiliar o trabalho realizado pelo CCO.
O teclado digital dentro dos veículos permite que o motorista atualize informações essenciais, como situação do trânsito, mudança de trajeto, acidentes e outras informações capazes de melhorar a fluidez dos ônibus nas vias. Em caso de assalto, o botão de pânico (alerta de emergência) é acionado manualmente por meio do teclado, e a informação é transmitida à Central de Controle, agilizando a ação dos funcionários.
Outro meio de comunicação entre motoristas e o CCO que está sendo testado pela empresa é a tecnologia Voip (comuniação por voz), que permite o motortista conversar diretamente com um dos funcionários no CCO.
Fonte: Revista Setnews, nº 132 de junho de 2011
Fotos: João Manoel e Setpest
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário