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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nova Bilhetagem Eletrônica na Piracicabana-EMTU

Novos cartões 

 Modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, instalação de GPS, teclado e tecnologia Voip (comunicação por voz), que permite contato do motorista com o centro de controle operacional, são algumas das melhorias que a Viação Piracicabana introduziu nos ônibus que operam na Baixada Santista. Esta iniciativa visa oferecer cada vez mais um transporte de qualidade.
A atualização do sistema de bilhetagem eletrônica teve início no último mês de abril e já está concluída no sistema municipal de Praia Grande e no Intermunicipal.
O novo módulo (validador) é mais moderno e permite a recarga a bordo, eliminando a necessidade de o usuário ir até uma loja para essa tarefa. Além disso, a adoção de tecnologia smart card propicia maior segurança e rapidez no embarque, sem agredir o meio ambiente, uma vez que os cartões - disponíeis com créditos correspondentes a 2, 4 e 10 passagens  - são recarregáveis.
  Segurança para motoristas e usuários
A instalação de GPS e teclado nos ônibus também vem proporcionando mais segurança a motoristas e usuários. O sistema permite monitorar, em tempo real, as linhas via satélite (GPS) e a comunicação entre motorista e o Centro de Controle Operacional (CCO), com registro da posição  (coordenadas geográficas) ao longo do percurso. E, além disso, acompanhar as funções do veículo e a transmissão de dados. Com essaa tecnologia é possível gerenciar as informações das linhas e horários, e também auxiliar o trabalho realizado pelo CCO.

O teclado digital dentro dos veículos permite que o motorista atualize informações essenciais, como situação do trânsito, mudança de trajeto, acidentes e outras informações capazes de melhorar a fluidez dos ônibus nas vias. Em caso de assalto, o botão de pânico (alerta de emergência) é acionado manualmente por meio do teclado, e a informação é transmitida à Central de Controle, agilizando a ação dos funcionários.

Outro meio de comunicação entre motoristas e o CCO que está sendo testado pela empresa é a tecnologia Voip (comuniação por voz), que permite o motortista conversar diretamente com um dos funcionários no CCO.

Fonte: Revista Setnews, nº 132 de junho de 2011
 Fotos: João Manoel e Setpest


A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
 

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