Marcadores

sábado, 17 de setembro de 2016

Auto Viação Bangu é a sexta empresa de ônibus a fechar em um ano



Breve histórico

Auto Viação Bangu foi uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. Concessionária municipal, era filiada à Rio Ônibus.[1]

Quanto a sua origem, existem duas versões sustentadas por relatos de testemunhos, impressos ou a oficial (NTU), entretanto, esta versão oficial, não corresponde aos documentos (editais, guia, etc...) da época (anos 60).

Houve a incorporação da Viação Andorinha, e posteriormente a cisão de uma outra empresa com o mesmo nome.

Em 2007, a empresa adquiriu mais de 70 carros desde micros até convencionais automatizados (Mascarello), chegando ao n° de ordem 58780. Em 2008, a empresa se destacou ao ser premiada com o primeiro lugar no 40º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frota, realizado em âmbito nacional pela revista Transporte Moderno.

Neste dia 23 de março de 2010, a Auto Viação Bangu passou a operar a linha 367 (ex-Feital), que estava sendo operada, em caráter emergencial, pela Transportes Campo Grande. Segundo informações, a TCG teve que entregar a linha, pois a mesma está passando por dificuldades de manutenção em seus carros. E ainda, no início do mês de abril de 2010, assumiu a linha S11 em caráter emergencial, devido à transição operacional e empresarial no qual passa a Viação Santa Sofia (a linha usa um B, para determinar pool).


Ônibus da Bangu parado em Cascadura, em 2010.
A Viação Bangu passou a atuar dentro dos consórcios Internorte e Santa Cruz, perdendo suas cores, após a padronização imposta pela prefeitura em 2010.

Após greve de funcionários, a empresa encerrou suas atividades em 12/05/2016, alegando dificuldades financeiras.

Texto: Wikipédia:












Fotos extraídas do site Cia. de Ônibus, para registrar seus ônibus durante sua atividade. Créidtos estão descritos nas fotos.




A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores  

Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)


Nenhum comentário:

Postar um comentário