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terça-feira, 16 de maio de 2017

Linha do Gonzaga recebe ônibus híbrido em Santos





Linha do Gonzaga recebe ônibus híbrido em Santos

Veículo foi comprado pela Piracicabana e foi apresentado pela Prefeitura de Santos

ADAMO BAZANI

Já há vários meses sem a operação dos seis trólebus que integravam o sistema municipal, a cidade de Santos, no litoral de Paulista, volta a ter um ônibus com tecnologia menos poluente.

Nesta terça-feira, 16 de maio de 2017, a prefeitura apresentou uma unidade de ônibus híbrido da marca Volvo comprado pela Viação Piracicabana, responsável pelos transportes municipais.

O novo ônibus vai operar com escala fixa na linha 20 que liga o Gonzaga ao centro.


O modelo B215RH possui dois motores: um a combustão (diesel) e o outro é elétrico.

A tecnologia híbrida é do tipo paralela, ou seja, o motor à combustão também é responsável pelo tração do ônibus. Já na tecnologia híbrida em série, o motor elétrico é o único responsável pelo movimento do ônibus e o motor a diesel é apenas gerador de energia. Modelos da Eletra utilizam essa opção seriada no Brasil.

No caso do modelo da Volvo, o motor elétrico opera quando o veículo está parado ou em velocidade de até 20km/h ou 30 km/h. Nas velocidades maiores, é o motor a diesel o responsável pela movimentação do ônibus.

De acordo com a Volvo, o modelo pode trazer uma economia de até 35% de combustível e uma redução entre 35% e 80% das emissões, dependendo dos materiais poluentes analisados. Em relação ao gás carbônico, a redução é em torno de 35% e de materiais particulados pode chegar a 80%.

O ônibus é mais silencioso e tem o princípio da frenagem regenerativa, pelo qual a energia cinética gerada nas freadas é transformada em energia elétrica, alimentando o motor.

A carroceria é da Marcopolo, modelo Viale BRT.

A Prefeitura de Santos lembra em nota que ainda são poucos os veículos híbridos no transporte coletivo brasileiro e faz um balanço em relação aos modelos da Volvo em operação no país. O número desses ônibus em circulação no mundo já é bem maior

A Volvo produz veículos híbridos no País desde 2012, a partir da sua fábrica em Curitiba – primeira a produzir fora da Suécia, sede mundial do grupo. No Brasil, há 30 unidades em circulação na capital do Paraná e cinco no Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Há, ainda, um que opera na linha turística (double deck) em São Paulo e outro em teste Campinas.

No mundo, são 3,3 mil veículos do tipo circulando em 21 países. Londres tem a maioria, com 950 híbridos.

A Eletra, de São Bernardo do Campo, também produz ônibus híbridos que circulam, em especial, pelo Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra, do mesmo grupo da fabricante do material tecnológico.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Foto: Isabela Carrari


Link  da reportagem




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No dia 31 de janeiro deste ano, o Diário do Transporte antecipou a notícia da compra do veículo que estava em preparativos na garagem da empresa. 


Santos deve ter em circulação ônibus elétrico híbrido com a Piracicabana

Modelo é da Volvo e pode reduzir em até 85% as emissões de poluição

ADAMO BAZANI

Nas próximas semanas deve começar a circular em testes pelas ruas de Santos, no litoral paulista, um ônibus elétrico híbrido produzido pela Volvo. O veículo já está com pintura da empresa da cidade, Viação Piracicabana.

Com carroceria Viale BRT, da Marcopolo, o modelo B215RH incorpora tecnologia híbrido paralela, ou seja, o motor a diesel também é responsável pela tração do veículo.

A partir da faixa entre 20 km/h e 30 km/h, quem entra em atuação é o motor a combustível. Já do início das operações, na hora do arranque e em baixa velocidade, que são os momentos em que um ônibus convencional mais polui, quem movimenta o veículo é o motor elétrico.

Segundo a Volvo, dependendo do tipo de poluente, a redução das emissões pode ser de até 85%.

Também há redução de ruídos e o consumo de combustível pode ficar em torno de 35% menor em comparação também a um veículo somente a diesel, segundo a fabricante que produz ônibus híbridos na sede em Curitiba desde 2012.

O modelo também foi testado em Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro. Outras unidades já operam comercialmente em cidades como Curitiba, por exemplo.

O mesmo chassi é usado no ônibus de turismo de dois andares em Foz do Iguaçu e na Capital Paulista

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Foto de Felipe Andrade

Link da reportagem:


Observação de João Manoel da  Silva:

Chegou em 16 de janeiro de 2017, sem placas e na cor azul claro e cinza. No dia 26 do mesmo mês, recebeu a pintura dos ônibus com ar condicionado da Viação Piracicabana de Santos e o prefixo 4490. Depois foi emplacado em Santos-SP (GAD-4620). 



Divulgação e Postagem: João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

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