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sábado, 29 de agosto de 2020

Fim dos Trólebus em Moscou

26 de agosto de 2020 = Fim dos Trólebus em Moscou

A capital russa que já teve quase 700 trólebus e uma rede de aproximadamente 600 km anunciou a desativação do sistema, que ocorreu de forma gradual. Chegou a ser uma das maiores redes do mundo e uma das mais movimentadas, com 1,1 milhão de passageiros todos os dias.

No lugar destes veículos conectados à rede aérea, foram colocados ônibus a diesel ou elétricos à bateria, chamados na cidade de “elektrobus”.

Apenas uma linha, a título histórico foi mantida, a que liga a praça Komsomolskaia à rua Novoriazanskaia.

É a segunda linha de trólebus da cidade, criada em 1937. Em um ponto do trajeto, a prefeitura pretende abrir um museu dos transportes com réplicas dos primeiro modelos.

A primeira linha de trólebus começou a operar em 15 de novembro de 1933.

O primeiro modelo foi o LK-1. Em 1936, surgiram os modelos YaTB, da Fábrica de Motores de Iaroslavl.

À agência de notícias estatal russa, Tass Leonid Antonov, diretor da companhia de transportes da capital, a Mosgortrans, disse que decisão de tirar os trólebus foi difícil.

O executivo disse que o intuito é ampliar a frota de ônibus elétricos à bateria para 2,6 mil unidades até 2024.

“Hoje temos 450 elektrobus, até o final do ano, teremos 600 e planejamos com que esse número alcance os 2,6 mil até 2024”, contou à agência.

Os fornecedores dos veículos são atualmente duas empresas russas: a “Gruppa GAZ” e a Kamaz.

MONOTRILHOS:

Os monotrilhos, em operação desde 2004, em forma de testes e, desde 2008 comercialmente, também devem ser aposentados, mas sem reverências históricas.

“A recente revolução nos transportes da capital não se restringe, porém, apenas aos troleibus: o jornal russo “Vêdomosti” noticiou anteriormente que Moscou deve renunciar também aos monotrilhos que integram o sistema metropolitano como “linha n° 13”. Os monotrilhos da capital funcionam desde 2004.”  – diz trecho da matéria – https://br.rbth.com/estilo-de-vida/84298-moscou-aposenta-onibus-eletricos-com-fios .

Os trens de monotrilho transportam em média 20 mil passageiros por dia e ganharam mais apelo turístico, mas, segundo a imprensa local, a conta para a manutenção do sistema não fecha.














Outros meios de transportes:










Créditos nas fotos.
Matéria de Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Divulgação e Postagem: Equipe Litoralbus

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