Histórico
A construção de corredores exclusivos, como é o caso do que é operado pela Metra, é uma grande opção para melhorar o transporte coletivo nas grandes cidades. Afinal, proporcionam maior velocidade e freqüência dos ônibus que por lá circulam, garantindo a eficiência no atendimento a milhares de passageiros.A construção do Corredor São Mateus / Jabaquara e toda a sua infra-estrutura ficaram sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo e envolveu o trabalho de centenas de operários.
Devido ao grande número de veículos que iriam circular pelo local, optou-se pela adoção de pavimentos que possibilitassem o mínimo de manutenção e o máximo de durabilidade. Assim, foram aplicadas nas vias placas de concreto simples. Além disso, foram estruturadas 110 paradas em argamassa armada e 9 Terminais devidamente identificados; e uma área ajardinada ao longo dos 33 quilômetros de Corredor.
Dados Operacionais
Extensão do trecho: 33 quilômetrosTerminais: 09
Pontos de Parada: 110
Quilometragem mensal: 1,3 milhão
Passageiros/mês: 5,5 milhões
Frota operacional: 260 veículos
Linhas Operadas
284 – São Mateus/Santo André Oeste284M – São Mateus/Shopping Metrópole
285 – São Mateus/Ferrazópolis
286 – Santo André Leste/Ferrazópolis
287 – Santo André Oeste/Diadema
287P – Santo André Oeste/Piraporinha
288 – Ferrazópolis/Jabaquara
288P – Ferrazópolis/Piraporinha
289 - Piraporinha/Jabaquara
290 – Diadema/Jabaquara
487 – Sônia Maria (Mauá)/Shopping ABC
Clique no mapa abaixo para visualizar por completo e maior.
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