Bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos neste sábado
Um dos cartões postais mais famosos do Brasil faz aniversário hoje. São cem anos de funcionamento do bondinho do Pão de Açúcar.
Um dos cartões postais mais famosos do Brasil faz aniversário hoje. São cem anos de funcionamento do bondinho do Pão de Açúcar.
Como e quando foi construído o bondinho do Pão de Açúcar?
por Renato Domith Godinho
por Renato Domith Godinho
Tudo começou em 1908, nas festas de comemoração dos 100 anos
da abertura dos portos cariocas por Dom João VI. O engenheiro Augusto
Ferreira Ramos teve a idéia de construir um "caminho aéreo" entre os
morros da Baía de Guanabara para alavancar o turismo no Rio de Janeiro.
Ao conseguir capital e apoio do governo, ele fundou a Cia. Caminho Aéreo
Pão de Açúcar, a mesma que administra o bondinho até hoje. Na época, o
projeto era bastante ousado, só existiam dois teleféricos no mundo: o do
Monte Ulia, na Espanha, com extensão de 280 metros, e o de Wetterhorn,
na Suíça, com 560 metros. Ambos ficariam no chinelo diante do Pão de
Açúcar, cujas duas linhas somam 1 325 metros. As obras começaram em 1910
e o empreendimento consumiu mais de dois anos, centenas de operários e
dois milhões de contos de réis - uma fortuna.
O primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado em 1912. O segundo, da Urca ao Pão de Açúcar, foi completado no ano seguinte. "Como não havia helicópteros, a construção utilizou equipes de alpinistas especialmente treinados, que levavam as peças nas costas, em escaladas perigosas", diz Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da Companhia. Em 1970, o velho bondinho já não dava conta do intenso tráfego turístico. Por isso, foi construída outra linha, mais segura, com novos cabos, estações e carros, multiplicando por dez a capacidade de transporte. Dessa vez, o bondinho antigo deu uma ajuda considerável como elevador de peças, dispensando o perigoso e extenuante trabalho dos pioneiros alpinistas. A nova linha foi inaugurada em 1972 e, com algumas reformas, continua operando até hoje.
O primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado em 1912. O segundo, da Urca ao Pão de Açúcar, foi completado no ano seguinte. "Como não havia helicópteros, a construção utilizou equipes de alpinistas especialmente treinados, que levavam as peças nas costas, em escaladas perigosas", diz Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da Companhia. Em 1970, o velho bondinho já não dava conta do intenso tráfego turístico. Por isso, foi construída outra linha, mais segura, com novos cabos, estações e carros, multiplicando por dez a capacidade de transporte. Dessa vez, o bondinho antigo deu uma ajuda considerável como elevador de peças, dispensando o perigoso e extenuante trabalho dos pioneiros alpinistas. A nova linha foi inaugurada em 1972 e, com algumas reformas, continua operando até hoje.
Escalada engenhosa
Construção usou alpinistas para levar peças morro acima
1 - Tudo começou com uma equipe de mais de 100 operários-alpinistas
escalando o morro para levar as cordas e as peças de um guincho manual
desmontável - ao todo, 4 toneladas de equipamentos. Os ganchos que eles
fincaram pelo caminho para ajudar na subida estão lá até hoje. Outra
equipe seguiu pela floresta até a base do morro, arrastando um cabo de
aço
2 - Uma vez no alto, os alpinistas montaram o tal guincho e, com uma corda, puxaram a ponta do pesado cabo de aço na base do morro. Estava pronto um minibondinho: na verdade, um elevador de carga que serviria para carregar todas as outras peças para a montagem da estação
3 - Centenas de operários já podiam começar a construção das estações, o trabalho que consumiu mais tempo
4 - Por fim, os dois bondinhos, feitos na Alemanha, de madeira maciça, foram içados para o seu lugar em cabos de aço, por meio de guindastes. Esses primeiros carros eram chamados de Camarotes Carril e levavam até 24 pessoas
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-quando-foi-construido-o-bondinho-do-pao-de-acucar
Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
2 - Uma vez no alto, os alpinistas montaram o tal guincho e, com uma corda, puxaram a ponta do pesado cabo de aço na base do morro. Estava pronto um minibondinho: na verdade, um elevador de carga que serviria para carregar todas as outras peças para a montagem da estação
3 - Centenas de operários já podiam começar a construção das estações, o trabalho que consumiu mais tempo
4 - Por fim, os dois bondinhos, feitos na Alemanha, de madeira maciça, foram içados para o seu lugar em cabos de aço, por meio de guindastes. Esses primeiros carros eram chamados de Camarotes Carril e levavam até 24 pessoas
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-quando-foi-construido-o-bondinho-do-pao-de-acucar
Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
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