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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Real Rio - Rio de Janeiro








Real Rio (RJ 133)


Uma postagem com a empresa mais particular do grupo JAL. Apesar de ter sido muito tempo a "irmã gêmea" da Flores, a Real Rio tem história própria e muito curiosa, esbarrando em outras empresas inesperadas. Vamos por partes, a história é longa.

Até os anos 80, larga porção do território fluminense, entre a Região Metropolitana (Nova Iguaçu, Itaguaí, Paracambi e o distrito de Seropédica), o atual Centro-Sul (Três Rios, Vassouras e o eixo da BR393), a atual Costa Verde (Mangaratiba a Paraty), o Vale do Paraíba (Piraí, Barra do Piraí) e a Serrana (Petrópolis) contava com três grandes empresas: a Pedro Antônio, a Ponte Coberta e a Eval. Cada empresa tinha seu território:

Pedro Antônio -> linhas em Nova Iguaçu, Paracambi, Itaguaí, Petrópolis, Três Rios e cidades próximas, Barra do Piraí, região de Vassouras e Miguel Pereira

Ponte Coberta -> linhas atuais + as linhas entre Campo Grande, Santa Cruz e os bairros da BR465 (Rio-SP) e Estrada de Madureira, além de Paracambi, Cacaria (Piraí) e Japeri

Eval -> linhas da Costa Verde + as linhas entre o Centro do Rio e Ipiranga, Universidade Rural (as duas via 465), Itaguaí (via 101), Queimados e Engenheiro Pedreira (via Dutra).

Os trepidantes anos 80 e 90 foram palco de uma mudança radical no quadro acima descrito. A Pedro Antônio começa a diminuir e origina a Cidade das Rosas, reflexo de questões familiares. Já a Eval perde seus setores urbanos de Itaguaí e da Dutra, originando duas empresas hoje bem separadas: parte da Trans1000...e a Real Rio.

Inicialmente, a Real Rio era uma empresa pequena e operava apenas linhas para o Centro do Rio. A listagem pode ser vista abaixo:

112B - Central x Itaguaí (via Rio-Santos) linha da Real Rio original
441B - Central x Seropédica (via KM 32) linha da Real Rio original
444B - Central x Cabuçu (via KM 32) linha da Real Rio original
446B - Central x Lagoinha (via KM 32) linha da Real Rio original (?)
Itaguaí x Niterói (via Rio-Santos) linha da Real Rio original (?)

No fim dos anos 80 a empresa é adquirida pelo grupo JAL, junto com sua co-irmã. Há cerca de 15 anos a Real Rio recebe um setor enorme da Ponte Coberta, basicamente abrangendo as linhas de Campo Grande, Seropédica e Paracambi:

737P - Campo Grande x Campo Lindo (via KM 32) linha da Ponte Coberta
738P - Campo Grande x Ilha da Madeira (via KM 32 e Piranema) linha da Ponte Coberta
739P - Campo Grande x Seropédica (via KM 32) linha da Ponte Coberta, antiga CG x Belvedere
740P - Campo Grande x KM 34 (via Rio-SP) linha da Ponte Coberta, atualmente extinta
741P - Campo Grande x Praça Castilho (via KM 32) linha da Ponte Coberta, atualmente extinta
744P - Campo Grande x Ponte Coberta (via KM 32) linha da Ponte Coberta, atualmente seccionada em Seropédica
545P - Campo Grande x Paracambi (via KM 32) linha da Ponte Coberta, atualmente seccionada em Seropédica
547P - Campo Grande x Japeri (via KM 32) linha da Ponte Coberta, atualmente seccionada em Seropédica
436S - Paracambi x Sepetiba (efetivamente Belvedere x Sepetiba) atualmente extinta
749P - Belvedere x Santa Cruz (via Av. Brasil) linha da Ponte Coberta, atualmente extinta
709P - Cacaria x Vila Geni (via Piranema) linha da Ponte Coberta, atualmente seccionada em Seropédica
560P - Cacaria x Itaguaí - linha da Ponte Coberta, atualmente extinta

No eixo principal de operação (BR465) havia certa sobreposição com as linhas do pacote e aquelas que ficaram com a PC (Jd. Paraíso, Lagoinha e São Francisco, entre outras). Houve um enxugamento: as linhas mais longas foram cortadas em Seropédica - 545, 709, 744, 547, 739 - e as mais curtas foram extintas.

A Real Rio também assumiu duas linhas da Pedro Antônio, ambas partindo de Paracambi. Não sei precisar datas:

434S - Paracambi x Vila Geni (via Piranema) linha da Pedro Antônio, atualmente seccionada em Seropédica e Itaguaí
MP71 - Paracambi x Fontes (via Dutra) linha da Pedro Antônio, atualmente extinta

Ao contrário das outras empresas do grupo JAL, a Real Rio acabou ficando com uma cara mais "interiorana". Tal fato pode ser explicado pela operação, ainda que esparsa, em locais nas franjas da Região Metropolitana (Cacaria e Paracambi) ou mesmo o eixo da BR465. Mal comparando, uma Cascadura x Jardim Redentor tem mais aspecto "urbano" que a Campo Grande x Ilha da Madeira.

Na história recente da empresa, dois fatos chamam a atenção. O primeiro foi a extinção do serviço rodoviário com a chegada de 30 Viale refrigerados em outubro de 2001, alocados nas linhas da Central e do Castelo. Três anos depois, em 2004, a empresa recebe alguns Citmax 0km com a nova pintura. Ela quebra a identificação com a Flores, o que é pertinente, mas ainda mantém laços com o grupo.



Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

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